Poucas pessoas entendem como o marketing pode ser fundamental para área da saúde. O mercado, especialmente nesse momento por conta da alta demanda, pode parecer consolidado e sem a necessidade de investimentos nesse setor. Mas na verdade, tudo envolve o marketing e, consequentemente, as principais necessidades dos clientes, que podem ir além da qualidade técnica do corpo clínico.
Algo que realmente costuma impactar os negócios é a relação entre preço e valor, que são tópicos completamente diferentes. Para alguns clientes, o valor é imperceptível, enquanto o preço é algo que se sobressai e determina, ou não, a compra e é nesse momento em que o valor deve se destacar.
E essa série de fatores nos faz lembrar de algo fundamental: o preço é relativo, mas o valor é primordial.
Ainda assim, a qualidade técnica deve ser impecável para mostrar que tanto o serviço prestado, quanto qualquer outra facilidade, valem o preço negociado e merecem ser avaliados com esse prestígio. O atendimento que é prestado dentro do consultório faz parte de toda a experiência do paciente e, por isso, deve haver atenção na explicação do procedimento, em como será o planejamento, além, é claro, do esclarecimento de cada etapa do processo. Afinal, a melhor maneira de agradar e fidelizar é ouvindo e entendendo suas necessidades.
Também vale lembrar que um dos pontos mais importantes do cenário da saúde, com ênfase nas clínicas odontológicas e também nas clínicas de estética, é o pós-venda. Poucos gestores tem cuidado com este último passo, mas que faz toda a diferença na experiência de acolhimento do cliente. Uma simples mensagem, desejando um feliz aniversário, pode ser a diferença entre o paciente voltar à clínica ou não.
*Por Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios para a área da saúde e fundador da SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas
Você pode encontrar mais desse assunto: